Habilite o JS em seu navegador.

Tipos de Aço e suas aplicações

Tipos de Aço e suas aplicações

Um dos materiais mais utilizados do mundo, o aço é resistente e possui versatilidade de tipos que permitem um trabalho amplo em diversos setores. Por causa dessa ampla variedade de aços, é necessário que o tipo certo seja aplicado na área correta.

Você não pode, por exemplo, usar aço galvanizado para uma estrutura de larga escala que seria mais apropriado o uso do aço inox.Quer entender mais? Então aproveite a leitura!

Aço para fundição

Se você precisa de aço em um formato diferenciado, esse é o aço para o trabalho. Ele é fundido até o ponto líquido, posto em um molde e, assim, assume o formato desejado. A estrutura fica praticamente perfeita e, se necessitar de ajustes, uma máquina de usinagem o fará com tranquilidade.

Aço galvanizado

O aço galvanizado evita a ferrugem por ser “benzido” em zinco. Portanto, se você procura uma longa duração, é a opção perfeita… quando longe do sal. Se a sua demanda é no litoral, o sal marinho pode afetar a camada de zinco. Cuide disso!

Esse aço atende demandas como a fabricação de parafusos e fixadores, devido asua durabilidade. É também usado na fabricação de veículos pesados e eletrodomésticos que entrem muito em contato com a água (não salgada).

Aço carbono

Devido a sua alta flexibilidade (por causa do carbono em sua estrutura), o aço carbono é utilizado na fabricação de materiais maleáveis como molas.

Além disso, grande parte dos tubos de ferro é aço carbono! Corrimões, encanamentos e até os hidrantes são feitos nesse aço de base.

Aço inox

Diferente do aço galvanizado, o aço inox suporta muito bem a maresia, logo, sua utilização em locais com muito sal é a recomendada. Agora, se o assunto é Cloro, a história é outra. Principalmente o cloro e o atrito entre duas peças de inox fazem a camada antioxidante deteriorar.

Você provavelmente usa talheres de aço inox, ferramentas também! Ele está muito presente nessa parte de produção de peças e utilitários, além de ser usado em construções de larga escala e algumas tubulações.

Você pode ver que existem diversas aplicações para diversos aços. Mas, o mais importante é que você sempre busque consultar com profissionais qualificados para qual aço usar para o seu projeto ou sua demanda!

Precisa comprar aço? Nós temos na medida certa! Entre em contato e vamos fazer um orçamento! Para ficar por dentro das novidades, nos siga nas nossas redes sociais, Facebook e Instagram. Esperamos que tenha gostado do conteúdo e até a próxima!



Cadastre-se

Receba nossas promoções e novidades por e-mail: