Habilite o JS em seu navegador.

Mulheres que inspiram e forjam seus próprios destinos: Confira a história de Gigia Bandera!

Mulheres que inspiram e forjam seus próprios destinos: Confira a história de Gigia Bandera!

O Dia da Mulher celebra as conquistas dos direitos das mulheres e enaltece a luta por igualdade de gênero. Separamos a história de Gigia Bandera que é pioneira da metalurgia em Caxias do Sul e símbolo do empreendedorismo feminino que impulsionou o desenvolvimento industrial regional.

Gigia é natural de Monte Magré, Província de Vicenza, Itália, Luigia Carolina Zanrroso Eberle, a Gigia Bandera, nasceu em 2 de junho de 1854. Casou-se com Giuseppe Giacomo Eberle, com quem teve 10 filhos. Em 1884 veio para o Brasil com sua família para a cidade de Caxias do Sul.

Em 1886 Giuseppe adquiriu uma funilaria e uma casa comercial de Francisco Rossi, no centro da zona urbana, mas como ele também trabalhava como barbeiro e agricultor, passou a administração dos negócios para a esposa.

Ela se interessou pelo trabalho e passou a realizar atividades agrícolas e adquirir conhecimento sobre indústria. Gigia atuava atendendo o balcão, trabalhava na oficina como funileira, fabricando e consertando peças para depois vende-las. Com sua percepção e adquirindo experiência, tornou-se uma exímia funileira e produziu diversos artigos e objetos utilitários.

Seu filho Abramo tornou-se um excelente aprendiz e auxiliar, e em 1896 assumiu a direção do negócio, que ele transformaria em uma grande empresa, a Metalúrgica Abramo Eberle.

Mérito Metalúrgico Gigia Bandera

A frente do seu tempo a microempresária se tornou reconhecida como uma mulher empreendedora, que impulsionou o desenvolvimento industrial regional.

Inspirou a criação do prêmio Mérito Metalúrgico Gigia Bandera. Desde 1987, a homenagem é atribuída pelo SIMECS (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região à personalidades que, com visão estratégica e representação institucional, empresária e em defesa da livre iniciativa, conseguem projetar suas organizações.

A Gedoz deixa sua homenagem à história de Gigia Bandera por toda sua representatividade e deseja para todas as mulheres que o Dia da Mulher seja inspiração para suas batalhas diárias em busca de seus destinos.



Cadastre-se

Receba nossas promoções e novidades por e-mail: