Habilite o JS em seu navegador.

Ferro fundido: vantagens do FUCO®

Ferro fundido: vantagens do FUCO®

Na Gedoz, distribuímos FUCO®, uma marca de ferro fundido desenvolvida para fabricação de diversos componentes, podendo substituir materiais como: aço-carbono, alumínio, bronze, latão e ferros fundidos tradicionais.

Sua principal vantagem é essa ampla versatilidade de uso, porque o FUCO® tem maior usinabilidade, menor densidade, mais condutividade térmica e amortecimento de vibrações.

O FUCO® está dividido em duas classes de ferro fundido: os cinzentos e os nodulares.

Ferro Fundido FUCO® Cinzento

O Ferro Fundido FUCO® Cinzento (FC 200 e FC 300) é indicado para projetos com propriedades mecânicas moderadas, além de ter boa condutividade térmica.

Possíveis aplicações: Buchas, polias, anéis, flanges, acoplamentos, roldanas, fusos e contrapesos, Êmbolos, válvulas hidráulicas, cremalheiras, anéis para pistão, régua guia, coquilhas, e outros.

Ferro Fundido FUCO® Nodular

Já o Ferro Fundido FUCO® Nodular (ND 45012) é focado em aplicações que precisam de altas propriedades mecânicas, resistência ao desgaste e estanqueidade. Possíveis aplicações: Válvulas hidráulicas, manifolds, engrenagens, porcas, eixos, moldes para vidraria, componentes que exigem resistência ao desgaste e tratamentos térmicos superficiais, eixos, engrenagens, corpos moedores, sedes de válvulas, e outros.

Considerações importantes referentes ao Ferro Fundido FUCO®

O FUCO® pode sim ser soldado. Porém, é recomendada a utilização de eletrodos a base de níquel. A não utilização, afeta a ZAC (Zona Afetada pelo Calor) que ficará dura e quebradiça, devido a formação de carbonetos.

Vantagens econômicas do FUCO®

As principais vantagens do Ferro Fundido FUCO®, em relação ao aço, por exemplo, são: custo do processo de usinagem e menor densidade.

Como a grafita está presente, facilita a quebra do cavaco e atua como lubrificante da ferramenta de corte e, como é 10% menos denso que os aços em geral, pode-se desenvolver um número de peças maior por hora e menos custo de uso da ferramenta.

A Gedoz é distribuidora de ferro fundido FUCO®. Compre hoje mesmo, entrando em contato com nosso setor de vendas. Para mais novidades, siga-nos nas redes sociais, estamos no Facebook e no Instagram.



Cadastre-se

Receba nossas promoções e novidades por e-mail: