Habilite o JS em seu navegador.

Dia do Metalúrgico: mãos que forjam a história da indústria

Dia do Metalúrgico: mãos que forjam a história da indústria

Neste dia do Metalúrgico, celebrado em 21 de abril, resgatamos a força do desenvolvimento da indústria em Caxias do Sul, cidade-sede da Gedoz e a importância do profissional metalúrgico para a construção desta história.

A indústria metalúrgica desenvolveu-se em Caxias do Sul no final do século XIX, com a manufatura de peças e produtos para processos artesanais, como a produção vitivinícola.

Isso começa a mudar com a construção das estradas de ferro e a chegada da energia elétrica em meados do século XX, além das mudanças no mercado brasileiro, consequência do capitalismo global pós Segunda Guerra Mundial.

Caxias do Sul partiu do cultivo da uva e do vinho e chegou ao título de segundo maior polo metalmecânico do Brasil. A estrada de ferro marcou uma nova era para o desenvolvimento do município, pois agilizou a chegada de matéria-prima e saída de produtos.

Os processos industriais em Caxias do Sul passaram a crescer ainda mais, deixando de atender uma demanda interna da cidade e se expandindo ao comércio de outros estados e alcançando o mercado exterior.

As indústrias metalúrgicas caxienses são de essencial relevância por beneficiarem vários setores como a construção civil, metalmecânica, moveleira, automobilísticas, entre outras, e ainda trazem reflexos para os setores de comércio e serviços da cidade e região.

A Gedoz se orgulha em fazer parte da história econômica da indústria metalúrgica e caxiense. São quase 50 anos de história fornecendo ferro e aço na medida certa para diversas empresas do segmento metal mecânico da região.

Neste Dia do Metalúrgico, parabenizamos e agradecemos aos profissionais deste ramo que são as mãos que forjam e escrevem uma importante parte da história da indústria caxiense e nacional.

Com as suas mãos, o aço é moldado para um futuro melhor. Feliz Dia do Metalúrgico.



Cadastre-se

Receba nossas promoções e novidades por e-mail: