Habilite o JS em seu navegador.

A matriz BCG e os seus benefícios para as empresas

A matriz BCG e os seus benefícios para as empresas

Isso porque ela permite uma análise do portfólio de produtos, facilitando o entendimento do empresário ou líder com relação aos itens mais atrativos e que, portanto, devem ser mantidos.

Isso proporciona uma série de vantagens, como competitividade, alinhamento de estratégias, melhor tomada de decisão e ações inteligentes.

Já aqueles menos interessantes podem ser vendidos e eliminados do catálogo.

Afinal, essas mercadorias não precisarão mais de investimentos e esforços, o que é muito positivo para a redução de custos, organização do estoque e muito mais.

Esse artigo possui diversas informações importantes sobre a planilha BCG e as vantagens dela para as empresas que apostam na técnica!

Mas afinal, o que é a matriz BCG?

A matriz BCG nada mais é que um método gráfico usado tanto para definir quanto para comparar diferentes produtos ou unidades de negócio.

Com ela, empresários e líderes compreendem de maneira assertiva o ciclo de vida desses itens, considerando o volume e também a participação e o crescimento de mercado.

Em outras palavras, a técnica permite que os profissionais identifiquem se os produtos ainda são estratégicos para a competitividade das suas empresas dentro dos respectivos nichos de atuação.

Aqui inclui o cenário atual, mas também as inovações e as tendências do segmento.

Dessa forma, é possível realizar algumas ações bastante estratégicas, como:

1 - Construir

Construir significa que aquele produto ou unidade de negócio garante a competitividade da empresa e, portanto, o empresário ou gestor precisam aumentar a sua participação de mercado.

2 – Manter

Quer dizer que o produto deve ser preservado no mercado.

3 – Colher

É a descontinuidade do produto.

É o mesmo que recolher do mercado.

4 - Abandonar

Significa vender ou encerrar a produção.

Uma das opções é encontrar formas inteligentes de oferecer as peças restantes, seja com ofertas ou promoções.

Benefícios da matriz BCG

São inúmeros os benefícios da matriz BCG, em especial para as empresas que atuam com muitos produtos.

>> Baixe aqui a planilha da Matriz BCG <<

Isso porque ela permite a clareza com relação aos itens que devem receber investimentos para aumentar a participação no mercado e atrair clientes, mas também aos que não necessitam mais de esforços e recursos.

De forma geral, as vantagens são:

1 – Foco nos produtos que promovem a competitividade da empresa.

2 – Redução de custos com aqueles que não interferem no crescimento dela.

3 – Alinhamento das estratégias a partir dos itens atrativos para os clientes.

4 – Revisão e melhoria de processos com base nos produtos que serão mantidos no portfólio.

5 – Ações para a eliminação de produtos parados no estoque.

6 – Melhor tomada de decisão a partir da compreensão de quais são os itens estratégicos para o crescimento da empresa.

7 – Criação de ações inteligentes e assertivas para aumentar a participação desses produtos no mercado.

8 – Aumento do faturamento caso as ações sejam realmente assertivas.

Certamente, esses benefícios fazem grande diferença para as empresas que apostam no uso da matriz BCG.

Ela aumenta a competitividade, proporciona foco e facilita o crescimento de qualquer uma delas.



Cadastre-se

Receba nossas promoções e novidades por e-mail: