Habilite o JS em seu navegador.

5 Dicas para melhorar a gestão de compras

5 Dicas para melhorar a gestão de compras

Mas para isso, é essencial seguir algumas dicas que não podem faltar, como planejamento e controle, inclusão de sistema de gestão e parcerias estratégicas com fornecedores e colaboradores.

Esses pontos podem ser vistos em detalhes no próximo tópico.

Como melhorar a gestão de compras?

A gestão de compras depende de alguns passos para que ocorra de maneira realmente assertiva, como:

1 – Planejamento

A primeira tarefa a ser feita para uma gestão de compras eficaz é o planejamento.

Para isso, basta realizar um levantamento do que a empresa precisa adquirir e assim desenvolver um controle dessas necessidades.

Além de poder consultar o que e quando comprar, o profissional ainda agiliza as demandas e a busca de informações, como sazonalidades, preços de acordo com cada período do ano, produto mais vendido, meses em que as vendas acontecem mais, o que tem no estoque, etc.

2 – Sistema de gestão de compras

Um sistema de gestão de compras certamente faz grande diferença para um processo mais eficiente.

Com ele, é possível, por exemplo, integrar as vendas com o estoque, o que leva a um trabalho mais eficiente e correto e também facilita a tomada de decisão.

Um bom software é capaz ainda de controlar pedidos de compra, gerenciar e cadastrar fornecedores, realizar a emissão de notas fiscais, importar o XML da nota de compra, proporcionando a sua leitura e registro automático, entre outras funcionalidades.

Ele também reduz custos e aumenta a lucratividade a partir do momento que melhora processos e identifica oportunidades.

3 – Controle do estoque e das vendas

A união dos processos de estoque e de vendas é essencial para uma boa administração de compras.

Portanto, o responsável por adquirir mercadorias deve estar atendo às duas demandas para assim entender o que precisa ser comprado.

Tão importante quanto isso é ter a clareza com relação ao nível mínimo de estoque, que permite saber quando a compra deve ser efetuada.

Esse controle eficiente de entrada e saída, unido à análise do fluxo de vendas, é primordial para a reposição correta dos produtos e, claro, para a lucratividade da empresa.

A antecedência nas compras é outro ponto fundamental, porque permite uma melhor negociação de preços e prazos junto ao fornecedor.

Por fim, a última dica está relacionada à análise do nível máximo de estoque, afinal, ele não pode ter mais produtos do que deveria, pois isso leva aos tão temidos desperdícios.

Isso ajuda a entender os motivos pelos quais esses itens estão parados (talvez eles não sejam estratégicos para o negócio e devem ser descontinuados) e as ações que podem ser feitas para eliminá-los.

4 – Parcerias com fornecedores

A parceria com fornecedores é primordial para uma boa gestão de compras e suprimentos.

Para isso, é necessário considerar questões como preço, prazo e confiança.

Mas o primeiro passo para a escolha do fornecedor é solicitar um orçamento para ao menos 3 empresas.

Além de entender os valores, é possível também ter uma ideia do preço praticado no mercado.

Em seguida, é necessário entender a disposição do parceiro em negociar valor, condições e formas de pagamento.

A negociação do prazo de entrega é igualmente importante, assim como a flexibilidade com relação aos atendimentos emergenciais devido à eventual falta de determinado produto no estoque.

Portanto, ao planejar o trâmite de compras, é primordial buscar por um fornecedor que consiga atender a empresa dentro das suas necessidades.

Por fim, a questão confiança é também essencial na busca por um parceiro, afinal, a relação comercial deve acontecer da melhor forma possível, considerando o cumprimento de tudo que foi combinado.

5 – Parcerias entre as áreas

As áreas de compras, estoque e vendas precisam estar alinhadas e atuar de maneira estratégica, visando o melhor para a empresa.

Além dos processos de todas elas estarem bem definidos, de preferência junto a um sistema integrado, é importante que os colaboradores atuem dentro da missão da companhia, bem como dos seus valores e metas e que tenham sempre a premissa do trabalho em equipe.

Essa atuação evita falhas, retrabalhos e desmotivação e leva a tarefas práticas e ágeis e também ao atingimento de resultados, tanto das áreas quanto da empresa.

A gestão de compras é essencial para qualquer empresa.

Para ser realizada de forma assertiva, é preciso planejar o processo, ter um sistema integrado, controlar estoque e vendas e realizar parcerias com fornecedores e colegas de trabalho.



Cadastre-se

Receba nossas promoções e novidades por e-mail: